Sérgio Portfólio Sérgio Felipe de Oliveira

Entrevista ao Programa CBN Noite Total

Participei nessa terça-feira, dia 16 de outubro, do Programa CBN Noite Total apresentado pela jornalista Tania Morales. Falamos sobre a importância da promoção da saúde mental neste momento em que os índices de depressão e suicídio aumentam a cada dia, sobre a preparação dos profissionais da área e a questão da espiritualidade a partir da experiência e crenças dos pacientes, qualquer que seja ela.

A entrevista traz uma prévia do que será apresentado no evento I Semana de Saúde Mental e Espiritualidade, que acontecerá de 22 a 25 de outubro, em parceria com a Unisa, e que está com inscrições gratuitas abertas ao público. As vagas são limitadas.

O evento será composto por palestras, mesas-redondas, oficinas e outras atividades, que abordarão também as práticas integrativas e complementares de saúde (Pic´s) e como podem ser aplicadas a favor da saúde mental. Na abertura falarei sobre “Saúde Mental e Espiritualidade” e do “Programa do SUS sobre as Práticas Integrativas e Complementares”.

Esta semana de estudos, que a parceria entre a Uniespírito e a Unisa, proporciona aos estudantes, professores, profissionais de saúde demais interessados no assunto é muito importante para a formação de todos. Especialmente quando os índices de depressão aumentam a cada dia, e temos a cada 30 minutos um suicídio no Brasil, e um a cada 4 segundos no mundo.

No Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) foi criada em 2006, e oferecia apenas cinco procedimentos. Hoje, já é referência mundial e oferece 29 tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Confiram a entrevista (http://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/220757/nao-existe-hoje-doenca-organica-ou-psiquica-compre.htm) e se inscrevam no evento ( http://www.unisa.br/A-UNISA/Eventos-898 ). Espero vocês lá!